ATAS 2019

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO REUNIR CINCO AGOSTO de 2019

Em 3 de agosto de 2019, com início às 9 horas, foi realizada a reunião  ordinária, do colegiado do REUNIR CINCO, com a presença dos coordenadores de unificação dos CEU que compõem o colegiado, que estavam presentes.

Participantes 

26 CEU - Rogerio, 33 CEU - Amilson, Leila e Toninha, 34 CEU - Beth, 35 CEU - Caetano, 39 CEU - Carlos e Nurimar, 44 CEU - Elaine

Pauta

1- abertura

2- culto do evangelho 

3- avaliação do EREU

4- aprovação do relatório do EREU

5- ajustes do calendário anual

6- notícias do CENSO

7- preparativos para período PACTO ÁUREO

8- preparação do encontro ARAE

9- assuntos gerais


PÁGINA DE ABERTURA - ADMINISTRAÇÃO de Emanuel 

Leitura da página feita  por Nurimar do 39 CEU e Prece proferida por Toninha DO 33 CEU

CULTO DO EVANGELHO - 15 minutos 

Página do culto lida por Rogério do 26 CEU 

UNIFICAÇÃO

1. Trabalhar pela Unificação dos órgãos doutrinários do Espiritismo no Brasil é prestar relevante serviço à causa do Evangelho Redentor junto à Humanidade.

2. Reunir elementos dispersos, concatená-los e estruturar-lhes o plano de ação, na ordem superior que nos orienta o idealismo, é serviço de indiscutível benemerência porque demanda sacrifício pessoal, oração e vigilância na fé renovadora e, sobretudo, elevada capacidade de renunciação.

3. À maneira do trabalhador fiel que se desvela no amanho da terra, subtraindo-lhe os espinheiros e drenando-lhe os pantanais, cooperar na associação de energias da fraternidade legítima — com o Espírito do Senhor legislando em nosso mundo íntimo, representa obrigação de quantos se propõem a contribuir na reconstrução planetária, a caminho da Terra regenerada e feliz.

4. Trabalhemos entrelaçando os pensamentos e ações, dentro dessas diretrizes superiores de confraternização substancial. A tarefa é complexa, bem o sabemos.

5. O ministério exige lealdade e decisão. Todavia, sem o suor do servo fiel, a casa pereceria sem pão.

6. Lembremo-nos de que a vitória do Evangelho, ainda não alcançada, começou com a congregação de doze aprendizes, humildes e sinceros, em torno de um Mestre Sábio, Paciente, Generoso e Justo, e continuemos, cada qual de nós, no posto de trabalho que nos compete, atentos às determinações Divinas, da execução do próprio dever.

(Reformador, outubro 1977, p. 301)


DESENVOLVIMENTO DA REUNIÃO 

Avaliação do EREU 

Dando início à avaliação, Carlos do 39 CEU observou a dificuldade no trato das questões pertinentes aos serviço em sua plenitude no EREU. A avaliação do grupo se reportou às questões relativas ao serviço de atendimento espiritual e os ruídos que se apresentaram após o evento. Carlos que esteve presente no GT em questão, esclareceu que o CEERJ também se preocupa e vê o serviço como o calcanhar de Aquiles no atendimento pela diversidade de posturas das casas espíritas e falta de uniformidade. O coordenador do 26 CEU ponderou que os participantes do EREU da região pontuaram que a coordenadora do referido GT se perdeu quando, provocada pelo grupo, se reportou a Jacob Melo o que aparentou despreparo da federativa para tratar a temática. Foi ressaltado que a visão da FEB não foi compartilhada e a federativa aceitou tudo que foi colocado pelos participantes presentes, não se posicionando acerca de qual é a postura adotada pela federativa, deixando sem resposta os questionamentos apontados como temática para o GT. As discussões não geraram resposta efetiva no sentido de orientação para a atuação das IEA, sendo inócuo o resultado das tratativas.

Na área de administração e financeira foi observado pela representante do 44 CEU que os assuntos se repetiram e foi feita a sugestão  a unificação dos dois GTs. 

Quanto à estrutura do evento, os coordenadores pontuaram que o local deixou a desejar no que tange ao espaço físico porque o trânsito dentro dos grupos como rota de passagem prejudicou o processo de discussão.

No geral, salvo as considerações, o evento foi considerado EXCELENTE pelos membros do REUNIR.

Dando prosseguimento à reunião, deu-se início à análise do relatório para aprovação. Foram feitas diversas sugestões de alteração redacional, para melhor qualificar o documento. Entretanto, pela extensão do relatório, não houve tempo hábil para finalizar a avaliação e fazer sua aprovação, sendo deliberado pelo conselho darmos continuidade ao processo em momento posterior.

APROVAÇÃO DO RELATÓRIO

Considerando a necessidade de concluir a análise, foi suspensa a aprovação, para viabilizar a elaboração de um documento mais sucinto para encaminhamento à federativa, que permita ao CEERJ ter uma visão geral do resultado da atividade na região.

Para tal, ficou definido que os representantes do 34 e do 44 CEU irão formatar essa síntese com base no relatório em análise e nas planilhas dos relatores, para colocar em aprovação em reunião virtual a ser programado para esse fim num dia de sexta feira que foi entendido como o dia que atende a todos os CEU em sua disponibilidade de tempo, só faltando verificar com o 33 CEU que precisou se ausentar da reunião ao meio dia, horário que estava previsto  para o término da reunião do colegiado.

Ficou definido então que faremos uma reunião virtual para aprovar a versão final do relatório.

A representante do 34 CEU se comprometeu de apresentar o relatório final ajustado para disponibilização aos conselhos visando dar a todos o conhecimento do conteúdo discutido

A representante do 44 CEU se comprometeu a elaborar uma versão resumida do relatório para apresentação ao CEERJ.


AJUSTES do calendário anual

A representante do 34 CEU relembrou que em 13 de outubro, teremos a atividade de capacitação em Planejamento estratégico  a ser ministrado pelo CEERJ. O encontro, conforme sugerido em reunião anterior, será sediado pela cidade de Cabo Frio. Será divulgada uma ficha de inscrição para coleta dos dados dos interessados em participar. 

Foi ressaltada a importância de termos pelo menos um representante de cada casa espirita dos CEU da região, pois isso irá viabilizar o desenvolvimento da cultura de planejar as atividades para fortalecer a sustentabilidade da divulgação da doutrina espírita.

Foram esclarecidos o motivos que levaram à suspensão do encontro do SAPSE do Reunir Cinco que estava previsto para ser realizado em Tamoios no mês de julho. Por falta de adesão ao planejamento e por comprometimento da data em atividades outras do movimento, foi considerado mais relevante suspender o encontro, pois corríamos o risco de vê-lo esvaziado. 

Em face do tempo decorrido, os demais itens da pauta não foram tratados 

Ressaltou-se que independente das reuniões virtuais, a próxima reunião ordinária do colegiado se realizará em novembro, na cidade de Araruama.

Nada mais a tratar, Nurimar, representante do 39 CEU, fez a prece de encerramento da reunião. 


Nenhum comentário: